Dicas de ordem burocrática, mas importantíssimas:

Antes de viajar devemos perder algum tempinho para organizar pequenas coisas que, geralmente com a ansiedade da viagem, nos esquecemos ou deixamos de lado. Elas podem parecer desnecessárias, mas quando acontece algum imprevisto é que vemos o quanto elas são importantes.

Obs: Experiência própria, minha bolsa foi roubada com tudo o que estava dentro, inclusive o passaporte, em um posto de gasolina na rodovia A1. As dicas abaixo me salvaram a pele na hora de cancelar meus cartões de crédito e conseguir um novo passaporte em (pasmem!) apenas 6 horas no Consulado Brasileiro em Roma.

  • Se algo semelhante te acontecer, vá até a polícia e faça um boletim de ocorrência.  Sem esse boletim não é possível, por exemplo, tirar um novo passaporte.
  • Faça uma cópia das duas primeiras páginas do seu passaporte (foto, número do passaporte e data de vencimento), plastifique e leve com você durante os passeios.  Deixe o passaporte original no cofre do hotel. Só não se esqueça de levá-lo quando o passeio for um pouco mais longe e você precisar cruzar fronteiras internacionais.
  • A cópia de seu RG é importantíssima para emissão de um novo passaporte. Se você não tiver essa cópia o Consulado faz uma autorização para a sua viagem de volta, mas chegando ao Brasil você tem que providenciar um novo passaporte, o que, cá entre nós, é um transtorno. Com a cópia do RG você já sai do Consulado Brasileiro na Itália com o novo passaporte.
  • Cópia dos cartões de crédito, frente e verso.
  • Uma cópia do Seguro Saúde. Verifique com a sua seguradora no Brasil se você tem cobertura internacional. Tendo cobertura,  se porventura acontecer algum imprevisto, você paga as despesas e depois a seguradora te reembolsa.  Faça uma consulta para se interar dos valores cobertos ou compre um seguro no Brasil. Jamais viaje descoberto, pois estamos sempre sujeitos ao inusitado.

Imagina o valor da conta em um hospital na Europa?

  • Leve uma cópia do Bilhete Aéreo no seu notebook ou pendrive.  Ela pode ser importante se você for fazer um giro pela Europa e passar em alguma fronteira, pois muitas vezes eles resolvem checar tudo. Se a opção é não levar laptop, tablets etc., coloque os arquivos em um pendrive, assim você estará preparado para qualquer emergência.

Não deixe faltar na sua bagagem:

Leve sempre os medicamentos de seu uso rotineiro e mais alguns para casos de emergência: dores de cabeça, problemas intestinais, gripe etc. Alguns nomes não são os mesmos em outros países, portanto leve aquele que você esteja acostumado a usar. Não existe coisa mais desagradável do que uma indisposição no meio da noite. Na Itália não tem farmácia em qualquer esquina, elas trabalham com plantão, e muitas vezes estão bem longe do seu hotel.

Não esqueça que recipientes de vidro com líquidos não são permitidos na sua bagagem de mão, então guarde os medicamentos na mala a ser despachada.

Eu costumo sempre levar um canivete suíço, tesourinha de unha etc. Já me serviram em muitas ocasiões, e é claro que devem estar também na sua mala a ser despachada.

Eu sempre levo na valise de mão uma calça jeans, camiseta, calcinha e um par de tênis para casos de emergência. Parece exagero, mas pode ser necessário. Eu, por exemplo, já tive um vizinho de poltrona em más condições gástricas, se é que você me entende. Sobrou para mim! Menos mal que pude trocar de roupa dentro do avião… imagina você chegando ao destino todo sujo e cheirando mal?