Pedágios

Na Itália não funcionam como no Brasil. Lá o pedágio é cobrado por quilômetro percorrido. Quando você entra na Auto Strada, esteja onde estiver, tem um pedágio que registra o lugar onde você iniciou o percurso, e o pagamento será efetuado somente quando você chegar ao destino.

Detalhe importante: motos pagam o mesmo valor que os automóveis.

Nos pedágios estão alguns guichês com as seguintes informações:

Entrando no pedágio

  • Telepass – igual ao Sem Parar no Brasil.
  • Biglieto – é esse que você deve utilizar. Basta entrar nesse guichê e o bilhete sai automaticamente. Guarde seu ticket num lugar seguro para não perder.

Saindo do pedágio:

  • Telepass – não é o seu caso.
  • Carta – pagamento feito com cartão de crédito. Pague somente se tiver o cartão carregado no Brasil, se não será cobrada a taxa de 6,38% sobre o valor pago.
  • Uma placa com desenho de moedas – essa provavelmente é a melhor opção: paga-se em dinheiro diretamente ao funcionário do guichê ou, se não tiver um funcionário, a máquina faz automaticamente. No lugar indicado, coloque o cartão que você pegou na entrada, e aparecerá no visor o valor a pagar. Insira o dinheiro e pronto.

Obs: Se porventura você perder o cartão que pegou na entrada da estrada (como aconteceu comigo quando roubaram a bolsa), você entra no guichê normalmente e um funcionário se comunicará pelo interfone. Você deve dizer,”ho perso il biglieto”, aí eles vão te perguntar em que cidade você entrou e vão fazer o cálculo dos quilômetros rodados.